domingo, 19 de junho de 2011

Aprenda a fazer manutenção no som de seu carro

A manutenção de um sistema de som automotivo é fundamental para que os equipamentos funcionem perfeitamente. Não podemos esquecer que todo produto tem um tempo de vida útil e após esse tempo, vem o desgaste natural. A Arlen, empresa especializada em projetos de sonorização automotiva, dá algumas dicas para fazer uma boa manutenção dos equipamentos de som do seu carro. A bateria, que é a fonte de energia que alimenta o equipamento de som, deve permanecer sempre com carga estável (12 volts) e com contatos limpos e sem oxidação. A limpeza dos contatos e cabos deve ser feita mensalmente. Em casos de umidade, lubrificar com vaselina.
Aparelhos

O CD ou toca-fitas devem estar bem fixados no painel ou na parte traseira do carro e a cada 45 dias deve ser feita a limpeza do cabeçote do toca-fitas e do painel onde está fixado. O CD também deve receber a limpeza do painel e uma checagem se está bem fixado. Os amplificadores por exemplo, devem ser colocados em locais ventilados e bem fixados e, se possível montados em locais criados especialmente para eles, com proteção contra choques de outros objetos. A cada 45 dias verificar os fusíveis de proteção para ver se não estão oxidados e se estão bem fixados. A limpeza da carcaça deve ser feita com pano seco e limpo e, em caso de poeira, utilize pistola de ar para retirá-la.
Cabos

Os cabos de contato e os fusíveis de proteção têm influência direta na qualidade do som, por isso se forem instalados com um certo cuidado, exigem pouca manutenção, mas vale lembrar que a cada seis meses é bom dar uma olhada nos cabos que estão visíveis (normalmente, a maioria deles está escondido pela forração). Os cabos de contato e conectores RCA devem ser verificados para ver se não estão oxidados ou quebrados. O porta-fusível e os fusíveis também merecem o mesmo cuidado dos cabos e conectores. Se estiverem oxidados, uma boa limpeza resolve. Já os cabos, se estiverem quebrados, devem ser trocados.
Alto-falantes

Alto-falantes são os equipamentos que exigem os maiores cuidados na conservação e manutenção, pois são os responsáveis pela qualidade sonora do sistema de som. A primeira coisa a fazer é verificar as telas de proteção, se estão limpas e fixadas, se a proteção interna foi colocada e se está limpa, se os contatos dos falantes e o funil metálico não estão danificados ou oxidados e, por último, se o cone não está com umidade. Caso algum desses problemas seja encontrado, a solução passa a ser a substituição da peça. Os alto-falantes laterais dianteiros devem estar bem fixados e receber telas de proteção especial, já que estão em área de riscos e sujeitos a choques.
Quando for encontrada poeira nos cones ou telas, use uma pistola de ar. Os alto-falantes localizados no tampão (free-air) merecem tratamento especial devido à sua posição de funcionamento (horizontal) e à longas exposições à temperatura e à facilidade para entrada de resíduos, principalmente poeira. Eles devem estar bem fixados e possuir telas de proteção. Também é preciso observar se as telas não estão empenadas e se não há corrosão ou ainda se o cone não está ressecado. Em qualquer um desses casos, o alto-falante ou a tela de proteção devem ser trocados.
Subwoofer

As caixas de subwoofer não requerem tantos cuidados, por estarem dentro do porta-malas, no entanto é preciso estar atento na hora de transportar carga próxima à caixa, uma boa dica é colocar telas reforçadas de ferro ou acrílico grosso. É sempre bom dar uma olhada a cada três meses, para ver se a caixa está bem fixada, se as telas estão limpas e fixas e se os alto-falantes estão limpos e funcionando. Em caso de poeira, usar pistola de ar.
Antenas

As antenas que mais exigem cuidados são as automáticas, devido ao uso freqüente do sistema. Pelo fato de funcionarem com vários estágios tendem a acumular sujeira. Nesse caso, devem ser lubrificadas com óleo WD (ou similar), periodicamente, utilizando uma estopa. Em seguida devem ser totalmente secas. É válido verificar se as varetas estão retas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário