domingo, 19 de junho de 2011

Diferença entre amplificadores tipo mosfet e módulos tipo Booster

  Existem dois tipos principais de amplificadores: os chamados "mosfet" que amplificam o sinal enviado pelas saídas RCA da unidade principal, e os chamados "booster", que amplificam o sinal enviado pelas saídas amplificadas da unidade principal.
   Os "mosfet" geralmente tem melhor qualidade de áudio, contando tipicamente com centenas de componentes, porém os "booster" ainda são muito usados, principalmente no mercado brasileiro, devido ao seu baixo custo. Os preços e potências nominais variam muito, podendo ser encontrados amplificadores de 20 até 20000 WattsRMS.
   Amplificadores "mosfet" geralmente são amplificadores com fontes de alimentação do tipo PWM, e pertencem quase sempre à classe AB. No entanto, amplificadores para grandes potências, geralmente utilizados para a reprodução dos sons graves e subgraves, costumam pertencer à classe D, devido ao seu maior rendimento, e por consequência produzem menos calor e exigem uma instalação elétrica de menor porte do que o equivalente em classe AB.
   Alguns amplificadores mais sofisticados oferecem o recurso de indicação declipping do sinal e até circuitos anti-clipping. Clipping é o ceifamento do sinal por excesso de ganho, e essa distorção em volumes altos é a principal causa de queima de alto-falantes.
    A diferença entre amplificadores e Boosters são muitas. Módulos tipo Booster (que significa "reforçador") amplifica o som a partir da saída dos falantes. Utilizam um circuíto mais simples que os amps mosfet, e que custa mais barato, porém, geram mais distorção.

    Boosters utilizam transformadores na saída, que limita muito a resposta de baixas frequências, reforçando mesmo as frequências altas (médios e agudos), o que significa que a música pode ser reproduzida de forma diferente da original a qual fora gravada.

    Portanto, se você faz questão de um som com uma resposta plana em todas as frequências, com um booster você não vai conseguir.

    A única vantagem de um booster sobre um amplificador, é o seu custo. São baratos, e dão um bom resultado final pelo o que valem.

    Porém, não espere milagres. Boosters geralmente não possuem regulagens como corte de frequência, ligação em bridge, e suas impedâncias de saída são de valores fixos.

    Já os amplificadores, são muito mais modernos. Utilizam circuito de fonte chaveada, que amplifica o sinal de tensão da bateria de 3 a 5 vezes ou até mais.

    A resposta de frequência de um amplificador é mais extensa, o que significa que a música será amplificada por completo, não havendo
exclusão em nenhuma faixa de frequência, além de ser mais plana do que em um booster. Enfim, o som será mais limpo, cristalino e
o nível de distorção será muito menor.

    Amplificadores mosfet possuem regulagem de ganho, corte de frequência e permite ligação em bridge. Isso sem contar com sistemas de proteção contra inversão de polaridade, temperatura e distorção. São mais caros, mas valem o quanto custa.

   Geralmente, a maior parte dos amplificadores possuem 4 canais, sendo estes de 2 ohms, podendo virar dois canais de 4 ohms (bridge), onde a potência dobra e a impedância sobe.

   Existem também, amplificadores com 4 canais de 1 ohm, que possibilita a ligação de uma grande quantidade de falantes, e que dão bridge em 2 ohms."

Nenhum comentário:

Postar um comentário