domingo, 19 de junho de 2011

Saiba como escolher a potência do som

Saiba como escolher a potência do som

    As potências dos alto-falantes e dos amplificadores devem ser, cuidadosamente, combinados na hora de montar o som automotivo, pois é a escolha adequada da potência que irá garantir resultado sonoro de qualidade. Alto-falantes e amplificadores têm potências diferentes, ou seja, a potência do alto-falante é a que ele suporta e do amplificador a que ele empurra.
   No mercado encontramos, com mais freqüência, dois tipos de potência: a PMPO (Power Music Peak Output) e a RMS (Root Mean Square). A PMPO é a medida de pico da potência em frações de segundo e não representa a potência real do amplificador ou do alto-falante. Geralmente, a PMPO é aproximadamente quatro vezes maior que a potência RMS. Na hora de adquirir aparelhos para montar o som automotivo deve-se levar em consideração apenas a potência RMS, que representa a energia do sinal. A potência nominal ou RMS indica a quantidade máxima de energia que pode ser dissipada pela bobina. Portanto, é com ela que se trabalha em qualquer esquema de instalação.
   Alto-falantes, CD players e amplificadores devem ter suas potências adequadas no mesmo sistema de som automotivo para que juntos façam uma sonorização de qualidade, além de evitar a queima dos produtos. Trabalhar com uma margem de segurança de mais ou menos 20% de sobra na potência dos alto-falantes ajuda a evitar a queima dos produtos e manter a qualidade do som. É recomendável o uso de alto-falantes que toquem mais alto do que o som que realmente se pretende para que não seja necessário usar o volume máximo. Este procedimento evita distorções sonoras. Exageros também não devem ser cometidos. Um alto-falante muito potente com um amplificador de pouca potência, por exemplo, resultará em má qualidade sonora e distorção porque o amplificador não terá energia suficiente para empurrar o alto-falante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário