domingo, 19 de junho de 2011

Som Perfeito

A função da caixa acústica é reforço dos graves. Fique sabendo que a maioria dos "instaladores" de som desconhecem detalhes técnicos e simples, e o som fica uma porcaria. E ainda saem tirando onda de um som ruim que não se ouve todos os instrumentos, e com THD (distorção harmônica total) quase 100% (só baralho).



OBSERVAÇÕES IMPORTANTES para construir caixas acústicas de nível profissional:

1- No link abaixo da Bravox, você pode utilizar um software que calcula as dimensões da caixa acústica conforme as características e dimensões dos alto-falantes utilizados:
http://www.bravox.com.br/calculos.asp

2 - Coloque nas bordas da abertura do alto-falante massa de calafetar, encontrada nas boas casas de material para construção. A função da massa é evitar vazamento de ar e a redução da pressão interna da caixa acústica, com redução dos sons graves.

3 - Cole as placas (paredes) da caixa acústica com cola de marceneiro para maior vedação e aparafuse as placas entre si com parafusos de 15 em 15 centímetros para maior robustez da caixa.

4 - Coloque na parte interna da caixa (menos na parte frontal, onde é fixado ao alto-falante) um material absorvente acústico, para evitar ressonâncias (ruídos) causadas pela vibração da caixa. Espuma tipo caixa de ovo, usada em estúdios de gravação, não sai caro e funciona muito bem.

5 - Use compensado naval de 18 milímetros, para maior robustez e qualidade acústica.

6 - Não esqueça de ligar em paralelo com o alto-falante, uma corneta para correta reprodução das tonalidades na faixa das médias freqüências (voz, guitarra, sax, etc.). Em série com a corneta ligue um capacitor despolarizado (bipolar) de 22 uF por 63 V.

7 - Para atenuar os picos de sinal da corneta, que causa o famoso som fundo de lata, você deverá ligar também em série com a corneta, um resistor de fio com 15 Ohms por 20W ou mais.

8- Para sons agudos cristalinos, use um tweeter de boa qualidade atenuado por um resistor de fio de 8,2 Ohm por 20 W.

    Seu som vai ficar tão bom, que até com baixo volume, você vai sentir a força, além de poder desfrutar a audição de todos os instrumentos sem distorção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário