domingo, 19 de junho de 2011

Dicas para instalar o tweeter no som do carro

Para quem não sabe, tweeter é um dos componentes mais sensíveis de um conjunto de sonorização do automóvel. Ele é o responsável pela reprodução das freqüências mais agudas. Para os ouvidos, é ele que confere o brilho à música que escutamos dentro do carro. Sua característica principal é transmitir o som de forma direcional. É necessário um cuidado especial na hora de escolher seu tweeter e na hora de instalar. A Arlen, empresa especializada em projetos de sonorização automotiva, recomenda que o tweeter deve ficar o mais direcionado possível para o ouvido dos ocupantes, mas sempre respeitando uma certa distância.
   Outra dica é instalá-lo próximo ao alto-falante de freqüências médias ou médias-graves. Devemos ficar atentos também quanto à potência do tweeter. Para garantir segurança à instalação elétrica, o tweeter tem de suportar cargas pelo menos 20% acima da potência medida na saída da fonte sonora, seja ela um toca-fitas ou um amplificador. Por exemplo: se um toca-fitas tem 20 watts de potência, o tweeter deve ter algo em torno de 30 watts. Esse procedimento garante, além de segurança, maior durabilidade do componente.
   Atenção: também com relação aos cortes de freqüência, ou a faixa dentro da qual o componente trabalha com mais eficiência. Basicamente, os cortes podem ser feitos por três tipos de elementos:
· Capacitor - faz o corte em freqüência fixa e oferece menor complexidade.
· Divisor passivo - faz cortes fixos e inclui capacitor, bobinas, resistores, resultando em mais eficiência e maior complexidade.
· Divisor ativo - faz corte em freqüências variadas.
   Vale lembrar que capacitores e divisores são peças fundamentais para impedir a entrada de freqüências indevidas, e caso não sejam utilizados poderão provocar a queima do tweeter nos componentes sonoros. É bom observar sempre a voltagem dos capacitores e a qualidade de construção da peça, para obtenção de bons resultados na instalação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário