domingo, 19 de junho de 2011

Importância dos cabos na instalação do som

Não é só na qualidade do CD player, dos alto-falantes ou dos amplificadores que o consumidor deve ficar atento quando decide comprar ou melhorar seu sistema de som. Existe um outro equipamento tão importante quanto os demais, mas que passa despercebido aos nossos olhares: os cabos.

    Deixá-los de lado no momento de montar seu sistema de som é como abastecer um carro novo com combustível adulterado, compara o técnico da Clarion do Brasil, Eduardo Hirai. "O resultado é desastroso, no mínimo decepcionante", diz.

    Os cabos são peças importantes no sistema de alimentação do som. O uso de cabos ruins causa defeitos como ruídos na música e queima dos fusíveis. Mas existem até casos de incêndio no veículo.

    Segundo o técnico da Clarion, Eduardo Hirai, a principal causa desse problema é o desconhecimento tanto dos consumidores como de lojistas. "Gasta-se uma fortuna com equipamentos e na hora da instalação são utilizados cabos de alimentação sub dimensionados e muitas vezes ligados a pontos de alimentação incorretos", diz.

    O ponto ideal de alimentação, afirma Hirai, depende do consumo de sistema de som. Nos carros novos, com exceção dos "tops" de linha, por exemplo, está prevista a instalação de equipamentos de som. A própria montadora fornece o que ela chama de preparação de som ("pré-pack"). É um sistema de cabeamento para facilitar a instalação de aparelhos de som.

    Essa preparação de fábrica é ideal apenas para funcionar com um CD player e quatro alto-falantes, o que geralmente é denominado de som original. "Mas muitas pessoas utilizam este sistema para instalar outros aparelhos como amplificadores, aparelhos leitores de DVD e monitores" diz Eduardo Hirai.



    Para evitar danos, queima de fusível ou até um incêndio, aqui vão algumas dicas do que você deve acompanhar na instalação do som de seu carro:

  1.  De acordo com o projeto, solicite o cálculo do consumo do seu sistema de som. 
  2.   Observe a distância entre a bateria e o aparelho de maior consumo nosistema (ex: amplificador).
  3. Através dos itens anteriores certifique se a bitola do cabo de alimentação está correta.
  4. Verifique como foi feita a ligação do fio terra. Se possível ligar o fio terra diretamente no pólo negativo da bateria, se não utilize um ponto na carroceria do veículo ligado diretamente no chassi (parafuso de fixação do cinto de segurança).
  5. Quando ligado à bateria instalar um porta-fusível com pelo menos 30 cm de distância do pólo da bateria.
  6. Ao passar o cabo positivo da alimentação por qualquer divisória metálica utilize um protetor para que não ocorra o rompimento da capa protetora provocando curto-circuito.
  7. Utilizar um terminal do tipo "olhal" de boa qualidade para conectar o cabo à bateria (ligar somente depois que o cabo já estiver totalmente passado).
  8. Proteja o borne da bateria com protetores isolantes e vaselina para evitar a corrosão sofrida pelo ataque ácido da própria bateria..

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