Não é só na qualidade do CD player, dos alto-falantes ou dos amplificadores que o consumidor deve ficar atento quando decide comprar ou melhorar seu sistema de som. Existe um outro equipamento tão importante quanto os demais, mas que passa despercebido aos nossos olhares: os cabos.
Deixá-los de lado no momento de montar seu sistema de som é como abastecer um carro novo com combustível adulterado, compara o técnico da Clarion do Brasil, Eduardo Hirai. "O resultado é desastroso, no mínimo decepcionante", diz.
Os cabos são peças importantes no sistema de alimentação do som. O uso de cabos ruins causa defeitos como ruídos na música e queima dos fusíveis. Mas existem até casos de incêndio no veículo.
Segundo o técnico da Clarion, Eduardo Hirai, a principal causa desse problema é o desconhecimento tanto dos consumidores como de lojistas. "Gasta-se uma fortuna com equipamentos e na hora da instalação são utilizados cabos de alimentação sub dimensionados e muitas vezes ligados a pontos de alimentação incorretos", diz.
O ponto ideal de alimentação, afirma Hirai, depende do consumo de sistema de som. Nos carros novos, com exceção dos "tops" de linha, por exemplo, está prevista a instalação de equipamentos de som. A própria montadora fornece o que ela chama de preparação de som ("pré-pack"). É um sistema de cabeamento para facilitar a instalação de aparelhos de som.
Essa preparação de fábrica é ideal apenas para funcionar com um CD player e quatro alto-falantes, o que geralmente é denominado de som original. "Mas muitas pessoas utilizam este sistema para instalar outros aparelhos como amplificadores, aparelhos leitores de DVD e monitores" diz Eduardo Hirai.
Para evitar danos, queima de fusível ou até um incêndio, aqui vão algumas dicas do que você deve acompanhar na instalação do som de seu carro:
Deixá-los de lado no momento de montar seu sistema de som é como abastecer um carro novo com combustível adulterado, compara o técnico da Clarion do Brasil, Eduardo Hirai. "O resultado é desastroso, no mínimo decepcionante", diz.
Os cabos são peças importantes no sistema de alimentação do som. O uso de cabos ruins causa defeitos como ruídos na música e queima dos fusíveis. Mas existem até casos de incêndio no veículo.
Segundo o técnico da Clarion, Eduardo Hirai, a principal causa desse problema é o desconhecimento tanto dos consumidores como de lojistas. "Gasta-se uma fortuna com equipamentos e na hora da instalação são utilizados cabos de alimentação sub dimensionados e muitas vezes ligados a pontos de alimentação incorretos", diz.
O ponto ideal de alimentação, afirma Hirai, depende do consumo de sistema de som. Nos carros novos, com exceção dos "tops" de linha, por exemplo, está prevista a instalação de equipamentos de som. A própria montadora fornece o que ela chama de preparação de som ("pré-pack"). É um sistema de cabeamento para facilitar a instalação de aparelhos de som.
Essa preparação de fábrica é ideal apenas para funcionar com um CD player e quatro alto-falantes, o que geralmente é denominado de som original. "Mas muitas pessoas utilizam este sistema para instalar outros aparelhos como amplificadores, aparelhos leitores de DVD e monitores" diz Eduardo Hirai.
Para evitar danos, queima de fusível ou até um incêndio, aqui vão algumas dicas do que você deve acompanhar na instalação do som de seu carro:
- De acordo com o projeto, solicite o cálculo do consumo do seu sistema de som.
- Observe a distância entre a bateria e o aparelho de maior consumo nosistema (ex: amplificador).
- Através dos itens anteriores certifique se a bitola do cabo de alimentação está correta.
- Verifique como foi feita a ligação do fio terra. Se possível ligar o fio terra diretamente no pólo negativo da bateria, se não utilize um ponto na carroceria do veículo ligado diretamente no chassi (parafuso de fixação do cinto de segurança).
- Quando ligado à bateria instalar um porta-fusível com pelo menos 30 cm de distância do pólo da bateria.
- Ao passar o cabo positivo da alimentação por qualquer divisória metálica utilize um protetor para que não ocorra o rompimento da capa protetora provocando curto-circuito.
- Utilizar um terminal do tipo "olhal" de boa qualidade para conectar o cabo à bateria (ligar somente depois que o cabo já estiver totalmente passado).
- Proteja o borne da bateria com protetores isolantes e vaselina para evitar a corrosão sofrida pelo ataque ácido da própria bateria..
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