segunda-feira, 18 de julho de 2011

Como escolher o melhor Woofer / Subwoofer Conforme necessidade do meu projeto

Como pela internet fica difícil de ter uma noção do som que cada alto-falante emite, resolvi realizar alguns testes comparativos e compartilhar com vocês o resultado. Para realizar o teste utilizei como parâmetros em comum: o tamanho do alto-falante, a faixa de potência em RMS, a resposta de freqüência e a principal aplicação no mercado. 





Os alto-falantes escolhidos para o teste são os mais utilizados da categoria ‘som para fora’ ou ‘trio elétrico’, são eles todos de 18”: 



- Selenium Tornado 1100 RMS;



- Eros Target Bass 1500 RMS; 



- Tomahalk Live 1000 RMS;



- Powertonix Hunter 1200 RMS;



- Hinor Batstaka 2k5 1250 RMS.







Como através de Vídeos fica muito superficial a aferição e a impressão que se tem é que todos tocam igualmente, o que confunde o internauta ao invés de esclarecer suas dúvidas. Então realizei os testes e salvei os gráficos que foram gerados pelo software de aferição e darei sugestões para a aplicação de cada um.



Todos foram testados com a mesma faixa de freqüência e no mesmo volume numa caixa com 3 dutos de 4” por 20 cm de profundidade com o volume de 120 litros e o teste para cada alto-falante teve uma duração de 45 segundos varrendo as freqüências de 20 até 150 Hz, utilizei um Soundigital SD 12000 com o ganho reduzido para não queimar os alto-falantes aplicando cerca de 1600 RMS, fiquei surpreso com o resultado:









Qual é o melhor?



Em meus comparativos não procuro dizer qual é o melhor em geral e sim dizer qual é o melhor para cada aplicação, sendo assim classifiquei cada alto-falante para uma finalidade, isso auxiliará você decidir de uma forma clara qual lhe atende melhor ao invés de comparar somente o rendimento final de cada um.



- Selenium Tornado:




Ideal para responder tanto como woofer ou subwoofer, tem uma resposta plana entre 60 a 110 Hz. Ele tem um subgrave um tanto característico, o hinor que respondeu alguns décimos de db a mais que ele e tem uma curva de resposta parecida não emitiu aos ouvidos humanos o mesmo tipo de som do tornado.



- Eros Target Bass:



Um canhão pra disparar alarmes, ultrapassando a casa dos 120 db em 60 e 70 hz, ideal para quem gosta de brincar de disparar alarmes.



- Tomahalk Live:



Tocou muito bem quando no meio do teste começou a feder e parou de tocar na casa dos 100 hz atingindo apenas 119,8 db antes de queimar, mas ainda sim é um bom woofer para quem não exige potência extrema do alto-falante com uma curva de resposta plana.



- Powertonix Hunter:


Foi o “recordista” da pressão sonora atingindo 125,1 db na casa dos 90 hz, indicado para competição, paredões e principalmente para quem gosta de ouvir músicas de grave intenso como Funk Automotivo, Hip-Hop, Sertanejo Universitário e musica eletrônica com o porta-malas aberto.



- Hinor Batstaka 2k5:



Muito parecido com o Tornado porém tem uma sensibilidade maior e bateu o selenium respondendo 0,3 db a mais que ele. Também é ideal para ser usado como woofer e subwoofer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário