segunda-feira, 18 de julho de 2011

Cornetas queimando: Como evitar

Muito comum ocorrer em diversas aplicações de som, seja som automotivo ou som profissional, é algo que pode custar caro se não forem tomados os cuidados para que situações como essa não se repitam com frequência.

Os reparos de drivers em geral, tem uma vída útil relativamente curta, isto é, se utilizados dentro das especificações duram cerca de 5 vezes menos que um alto-falante comum.

Devido a grande fragilidade, o uso de frequências inadequalidas é o maior vilão sendo responsável pela maioria dos danos em reparos, para evitar isso o uso de um filtro (capacitor ou crossover) é indispensável para garantir a durabilidade e qualidade do som emitido pelos reparos, essa regra se aplica também à reparo de tweeters, porém por falta de informação e a grande variedade de capacitores que instaladores indicam o problema é mais comum em drivers.

Já vi instalador usando capacitor de 100 v por 47 uf e dizendo que usa esse porque faz o driver "falar mais", isto passa para o driver uma frequência muito baixa, que força-o a excurcionar o reparo além do que ele foi projetado, se quer uma frequência mais encorpada utilize drivers maiores de 2" e coloque também alto-falantes para médio-grave com o corte de 100 até 5 khz e terá muita qualidade e sem ficar torrando dinheiro com reparos.

CAPACITORES RECOMENDADOS PARA DRIVERS:

250V x 4,7 uf PS é 4,7 (um pouco mais que o do tweeter) e não 47 como é utilizado em muitos casos;
250V x 22 uf (deve ser usado em aplificadores menos potentes, pois esta frequência já pode danificar os drivers).

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