segunda-feira, 18 de julho de 2011

Dicas para prolongar a vida útil das suas baterias de som automotivo

Com amplificadores cada vez mais potentes, a necessidade de utilização de baterias apenas para o som automotivo é cada vez maior, com base nisso vou ajudá-los a prolongar a vida útil de suas baterias garantindo a qualidade do seu som e economia pro seu bolso.

Antes de comprar a bateria

- Analize a necessidade de corrente em amperes do seu som, o jeito mais simples é calcular a potência em RMS e dividir por 12, por exemplo, se a soma total de potência dos aplificadores é 2000 RMS basta fazer a seguinte conta: 2000 / 12 = 166,6 Ah. Nesse caso uma bateria de 180 Ah resolve.

- Existem no mercado baterias náuticas que por fora são iguais a uma de caminhão comum, porém a tecnologia empregada nelas é muito superior e sua vida útil é bem maior com uma capacidade de reserva de carga  (é o tempo que ela fornece energia constantemente antes da voltagem cair e descarregar) cerca de 3 vezes maior que as de caminhão convencionais.

- Marcas não devem ser tratadas como etiqueta, baterias consagradas no mercado são mais caras porém oferecem um custo benefício muito melhor ao longo-prazo. Moura é a pioneira em durabilidade e suas placas são as mais ricas em prata, o que garante a bateria um aumento significativo dos ciclos de carga /descarga suportados pela bateria, se for optar por outra marca, procure por baterias náuticas e não se engane com essas "baterias pra som", pois elas tem apenas etiquetas bonitas enquanto baterias náuticas tem tecnologia de ponta para fornecer carga por longos períodos e se o problema for espaço, compre baterias de gel, mas é bom que você tenha um bom escorpião de bolso porque essas são bem caras.

- Adquira um recarregador "inteligente", esses são os únicos recarregadores que deixam a bateria com 100% de carga sem danificá-as, para baterias que serão usadas especificamente para fornecer carga ele é indispensável.


Depois comprar a bateria

- Instale-a o mais perto possível dos amplificadores e utilize cabos de acordo com a recomendação dos fabricantes dos módulos.

- Todas baterias tem uma vida útil baseada em ciclos de carga /descarga sendo que quanto profundos e intensos forem os ciclos, menor será o número se cargas suportadas. Para evitar isso use um voltímetro para monitorar a carga da bateria e não deixe-a descarregar completamente, com o som em uso em alta potência ela deve permanecer com pelo menos 11 V, quando começar a baixar mais que isso recarregue-a.

- Use a bateria do som automotivo apenas para o som, não tente fazer o alternador do carro recarregá-la pois pra essa aplicação de carga/descarga só o recarregador inteligente é recomendado porque recarrega a bateria completamente e tem proteção para não danificá-la.



FUJA DA ROUBADA:

Existe no mercado uma linha de baterias denominada AGM e elas prometem uma recarga 10 vezes mais rápida utilizando baixa amperagem na recarga e uma capacidade de reserva e fornecimento contínuo em alta amperagem maior além de prometer suprir todos os picos de necessidade de corrente do som.
Pelas próprias leis da físicas vemos que isso é impossível, afinal uma bateria não poderia "criar" energia: ela apenas descarrega a energia armazenada e a falha desta teoria é afirmar que ela pode fornecer mais energia do que foi "guardada" nela. Outro fator que não deve ser ignorado é que as baterias AGM são apenas baterias chumbo-ácidas comuns iguais a que usamos em nossos carros porém são celadas e valvuladas, o que permite que elas trabalhem em qualquer posição e por esses simples aspectos elas custam quase o preço de uma de GEL que é infititamente superior, mas se quer bateria e não tem problemas com espaço, opte pelas NÁUTICAS e se tiver pouco espaço: GEL, deixe as AGM só pra quem gosta de pagar mais por uma bateria maquiada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário