segunda-feira, 18 de julho de 2011

Módulo esquentando muito - O que fazer?

Hoje vou ensinar como instalar um cooler de pc em módulos amplificadores, isto só é necessário caso ele esteja esquentando mesmo se usado dentro das especificações corretas.

Geralmente módulos amplificadores desenvolvidos para som automotivo, especialmente os de classe AB e também os mais baratos, já trabalham bem quentes, devem ser instalados em locais ventilados e não foram projetados para trabalhar por várias horas sem intervalos, isso acaba gerando constrangimento ao dono do som que fica "na mão" quando a galera tá lá curtindo o som e derrepente para tudo e a luz de "proteção" fica acesa até o módulo esfriar.

Em primeiro lugar, não se deve utilizar alto-falantes com a impedância menor do que a mínima suportada pelo amplificador (exceto quando se tenta "turbinar" o módulo) e esse costuma ser o maior vilão em casos de superaquecimento. Se você está utilizando a impedância correta e seu módulo ainda esquenta que quase da pra fritar um ovo nele e entra em proteção, então é hora de "forçar" a ventilação para que ele fique tocando por mais tempo.

Alguns fabricantes já notaram tal necessidade e o cooler já vem instalado no amplificador, mas se seu módulo não tem cooler e apresenta problemas de superaquecimento não se preocupe: instalar um cooler não requer conhecimento avançado, requer apenas atenção.

Dicas de instalação:

- Não há limites de coolers pra um módulo, você pode colocar quantos achar necessário, afinal o cooler consome apenas 0,23 Ah.
- Antes de instalar o cooler em qualquer lugar da superfície do módulo, analize primeiro as áreas do módulo que esquentam mais, pois são estas áreas que dissipam o calor dos transistores e é nelas que os coolers devem atuar, na maioria dos casos são as laterais dos módulos.
- Para fixar o cooler no módulo você pode utilizar cola de contato ou fita de dupla-face.
- Para o cooler funcionar apenas quando o som estiver ligado, ligue o terminal negativo junto ao terminal negativo do módulo e o positivo junto ao remote do módulo.

Onde encontrar: Qualquer loja de informática tem desses pra vender, é o mesmo utilizado em fontes de computadores, para não fazer confusão e o balconista não te empurrar um cooler de processador, diga apenas que quer um cooler FAN apenas para ventilação do gabinete e custa cerca de 15 reais o médio e 25 reais o grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário