segunda-feira, 18 de julho de 2011

Litragem de caixas de som

Para saber a litragem ideal para a sua caixa de som com woofer ou subwoofer, primeiro vamos ver o tipo de som que vc mais gosta, pois quanto menor a litragem da caixa, mais forte e curto será o grave, e quanto maior o tamanho da caixa, mais suave e longo será o grave.

Mas lembre-se, vc só pode variar 30% da litragem recomendada pelo fabricante, ou seja, se para uma caixa o fabricante recomenda 70 litros para a caixa dutada ou selada, vc pode usar de 59 a 91 litros, variando de acordo com o seu gosto de graves.
a formula pra calcular o volume em caixas retangulares é:

Altura(cm) x Largura(cm) x Profundidade(cm) / 1000

Como no som automotivo a caixa mais utilizade é a trapezoidal (tem duas profundidades) some as duas e divida por 2.

mas esses valores tem q ser das medidas internas da caixa... se vc sabe a externas e a espessura da madeira dá pra calcular as medidas internas.. é só diminuir 2x a espessura da madeira do tamanho total das medidas externas.

imaginando q as medidas q vc postou sejam externas e a madeira seja de 15mm da o seguinte:

Exemplo de cálculo em caixa retangular desconsiderando o volume da madeira:

Altura: 40cm - 3cm (vol. da madeira) = 37cm
Largura: 80cm - 3cm (vol. da madeira) = 77cm
Profundidade = 40cm - 3cm (vol. da madeira) = 37cm

Vol = 37 x 77 x 37 = 105.413 / 1000 = 105,41 litros.

Exemplo de cálculo em caixa trapezional desconsiderando o volume da madeira:

Altura: 33cm - 3cm (vol. da madeira) = 30cm
Largura: 66cm - 3cm (vol. da madeira) = 63cm
Profundidade = (32 +27) /2 = 29,5 - 3cm (vol. da madeira) = 26,5cm

Vol = 30 x 63 x 26,5 = 50.085 / 1000 = 50,08 litros.

9 comentários:

  1. Ola amigo tenho 2 eros de 15 pol 500w rms woofer eu quero fazer a caixa dele para dar muito grave vc pode me dar uma ajudinha ai .ramonmaior_03@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. ola junior tenho 2 street bass de 175w rms gostaria de faser uma caixa
    pra eles pra dar um grave filer qual a litragem seria ideal para eles
    meu imail.enilson1932@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde amigo !
    Estou montando um som com 2 woofer Oversaund de 15 polegadas 400 wts em um fiesta, gostaria de saber a litragem ideal para os falantes ??

    No aguardo de uma ajuda.

    ResponderExcluir
  4. tenho 2 pioneer, 450wts emborrachado.. recem restaurado. vc saberia me dizer a litragem para esses auto-falantes?

    ResponderExcluir
  5. blz velho tenho um par de hamer 5.2 fr 15 da eros toco com 1 7k2 stetson e mais 2 hamer 4.7 de 12 tocando com outro 7k2.
    acabei cortando o fundo das laterais da caixa deixando a trazeira retah das d 15 e mudei os dutos para cima o son fico de perto muito fort as pancadas cekas so que perdeu 90% do graves

    ResponderExcluir
  6. estou fasendo un trio com selenium 500 rns e uma corneta e um supue tuiter presiso saber o tamanho da caixa

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo eu tenho duas snake slx 815 ela é 800 watts que dá 1600 programado músical
    Gostaria de uma caixa de sub grave com letragem ideal para um grave forte desde já agradeco email:Jorgeroberto04@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá amigo eu tenho duas snake slx 815 ela é 800 watts que dá 1600 programado músical
    Gostaria de uma caixa de sub grave com letragem ideal para um grave forte desde já agradeco email:Jorgeroberto@hotmail.com

    ResponderExcluir